Voltar 
VW apresentará SUV inédito e up! no Salão de SP
VW apresentará SUV inédito e up! no Salão de SP
Data:19/06/2020

   Divulgação
Conceito Cross Coupé, apresentado no Salão de Tóquio 2011, servirá de inspiração para novo SUV

A Volkswagen reservou o Salão do Automóvel de São Paulo para um grande lançamento mundial. Autoesporte apurou com fontes da montadora que o grupo alemão revelará no Brasil o conceito de um novo SUV baseado no pequeno up!, posicionado abaixo do Tiguan para ser um futuro rival de EcoSport, Tracker, 2008 e outros SUVs de baixo custo. O lançamento é tão importante que contará com a presença de ninguém menos do que o presidente mundial do grupo VW, Martin Winterkorn.

Na última segunda-feira, o site norte-americano Automotive News trouxe a confirmação do porta-voz do grupo VW, Peter Thul, de que a marca trabalha em novos utilitários esportivos. O conceito a ser revelado no Brasil terá como base a plataforma NSF (de New Small Family, ou pequena plataforma de carros na tradução literal). Além deles, especula-se que a marca prepara outros crossovers com base na plataforma MQB. Fala-se em uma possível SUV do Polo e outro maior, com sete lugares, voltado ao mercado norte-americano a ser revelada no Salão de Detroit, em janeiro.

Volkswagen
Salão terá mais de uma versão conceitual do VW up!
Volkswagen
Martin Winterkorn, CEO do Grupo Volkswagen

Em entrevista ao site alemão Automobilwoche, o chefe de desenvolvimento e membro do conselho do grupo VW, Ulrich Hackenberg, reforçou o futuro lançamento do pequeno crossover sobre a MQB. ?A plataforma transversal modular oferece essa possibilidade (de produzir um pequeno crossover), junto com a tração adequada. É um segmento em alta, e antes de ver a aprovação dos concorrentes, nós devemos fazer o nosso próprio produto?, disse.

O novo crossover terá linhas inspiradas em outro conceito, o Cross Coupe, revelado no Salão de Tóquio do ano passado. Hackenberg não confirmou a data de produção do modelo, mas citou um período de dois anos, com uma chegada prevista para 2014. Isso reforça ainda mais o lançamento do conceito do modelo no Brasil, enquanto a versão de produção deve ser conhecida em 2013. O lançamento no mercado não acontecerá antes da próxima Copa do Mundo.

Escondido a sete chaves pela montadora alemã, o conceito aguarda a mostra ao lado do pequeno up!, que também será mostrado no Salão em mais de uma versão conceitual, inéditas para o país, mas já mostradas na Europa. Todos eles deverão ser conhecidos apenas na próxima segunda-feira (22). Eles não devem ser atrações do evento VW Group Night, evento do próximo domingo (21), com a presença de mais de 100 jornalistas estrangeiros. Eles verão de perto modelos inéditos no Brasil de todas as marcas do grupo, incluindo as premium Lamborghini, Porsche, Audi, Bentley e Bugatti e a fabricante de motos Ducati.

O novo Fusca e o Gol de duas portas, embora a montadora não confirme, também serão atrações da marca no Salão do Automóvel. O evento acontece entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista. Clique aqui e veja mais informações sobre a mostra. (colaboraram Carina Mazarotto e Renata Viana de Carvalho)

Curta Autoesporte no Facebook: